Obra: Pietá (de Verugino)

novembro 13, 2006 at 1:07 (Obra comentada)

Pietá - Verugino

Esta é uma obra da Renascença. Eu gosto da Renascença porque ela veio após o período escuro da Idade Média, aonde não existia arte. O Renascimento chegou com força, com técnicas incríveis, muito diferentes das ilustrações toscas que eram feitas no período anterior.

Nessa obra de Verugino, podemos notar que a Religião, apesar de ter sido tirada do primeiro plano, ainda estava muito presente no dia-a-dia das pessoas. A luz é muito utilizada. Todo o quadro passa uma clareza sóbria e séria, de acordo com a cena representada. Ninguém olha para o espectador, cada um olha para um lado.

Os volumes são bem definidos, proporções bem determinadas, perspectiva impecável. Assim foi a Renascença.

Se comparado com o Século XIX, na minha opinião a
Renasença perde, porque a criatividade e a emoção eram muito melhor experessadas por pessoas como Monet e Klimt do que nas “fotos” do Renascimento, cenas estáticas que transmitiam a emoção da cena, e não do artista. Por outro lado, acho a técnica do Renascimento muito mais elaborada e racional. Também noto que todas as pessoas do quadro possuem expressões plásticas…

Logicamente essa é apenas uma das obras do Renascimento. Não posso caracterizar todo o período em uma única obra.

7 Comentários

  1. njujfuju7jg8jgujgugugn said,

    jtyfyfyfbfbyfyfbyfbuvgfcgyfgnfmv chgifjcvfgrugfmvfjgitigfmvhfgifkvfcmvhfgbkgubnunvbtfpfmohytrfgjjmufyhtbeodnugynfofmfntrifcuygr ofnybrunifi8fcnfgtbeodncgbtofcubdtvewdkifvbryhnxidimehdyhffuyufuygghynudy6fnfyfniffgnuidndyfbtynfodncmndyfrd nvfjghtgmgrfm fijv yhgfcnvgbvjbv m inugnunufngunjjvbnunjbubububnbujubbujjvbuivbjmbbnibb bnb jkbnj

  2. laura said,

    pode .me dizer o que eu meto numa questão que é a seguinte:
    integração da obra no seu contexto histórico

    • Mélanie Ramos said,

      ola eu tb queria saber o que por nesssa questao tenho que entregar o trabalho esta terça-feira 29/03/2011 e só me falta essa questão
      ajudem-me o mais rapido possivel por favor

  3. Maísa said,

    Oi..
    poxa gostei…estou fazendo uma pesquisa
    da escola ai tenho que encontra uma Pietá sem ser do
    Michelangelo..ai encontrei seu blog
    eu também gosto do renascimento
    acho q esse periodo tem formas de expressão
    bem maravilhosas,cheias de vida e quando vejo
    uma obra me sinto bem, tem luz e vida nas
    imagens isso me agrada, um espetaculo.
    beijos
    te mais ver

  4. ikaro said,

    Penso que devido a tamanha beleza e perfeição, Michelangelo autenticou a sua Pietá o que não fez com as outras obras.
    “Como gênio criador e um talento universal Michelângelo foi, aos poucos, ocupando lugar de destaque entre os mais ilustres. Em 1547, foi nomeado “arquiteto da Basílica de São Pedro”, cargo que conservou até a morte. Seus últimos trabalhos se concentraram na arquitetura sendo que, no período anterior à sua morte, sua última obra foi a “Pietá Rondanini”. Michelângelo faleceu em 18 de fevereiro de 1564, aos 89 anos, sendo enterrado na Igreja de Santi Apostoli, em Roma.”

  5. michel angelo said,

  6. Bárbara....@-ok said,

    Se tiver alguém que me responda eu agradeço ..a pietá e uma obra do período ?resposta certa :renas centista .mas como eu acho uma explicação sobe isso

Deixe um comentário

