Leda e o Cisne

novembro 17, 2006 at 2:12 (Obra comentada)

Enquanto escrevia o Post sobre idealismo, fiz uma pesquisa em busca da obra “Leda e o cisne”, de Miquelângelo. Tive uma surpresa ao encontrar várias releituras a respeito da mesma obra, que retrata um conto da Mitologia. A seguir, o conto e as releituras que eu encontrei (passe o mouse por cima para verificar o autor).

Leda e o Cisne

Leda era uma jovem e bela princesa, recém-casada com Tíndaro, herdeiro do reino de Esparta. Gostava de deitar-se na relva, apreciando o canto dos pássaros e expunha seu corpo aos raios do sol, sob olhares indiscretos dos deuses.

Certa vez, Zeus ia a caminho da cidade de Tróia e encontrou Leda deitada seminua na relva e parou para contemplá-la de longe. Temendo assustá-la com sua figura gloriosa e resplandecente, Zeus converte-se em um cisne imenso e de bela plumagem para poder cortejar a princesa. O deus supremo temia também que, por ser a bela princesa recém-casada, provavelmente o repeliria.

Ao ver o belo cisne se aproximando, Leda senta-se e começa a observá-lo. Diante dos olhos da princesa, o cisne começa a mover suas belas plumas com grande excitação, movimenta seu corpo em uma dança de vai e vem que mostra seu desejo e soa sua voz delicada, emitindo sinais de atração e paixão. Leda estava fascinada e o cisne aproximou-se mais e começou a tocá-la e acariciá-la com suas plumas e seu longo pescoço.

Excitada, Leda deitou-se novamente na relva e aguardou que o cisne se deitasse sobre ela, e então se amaram.

Meses depois a princesa sente fortes dores e percebe que de seu ventre haviam saído dois ovos: do primeiro, nascem Castor e Helena, do segundo, Pólux e Clitemnestra. Porém Hera, irmã e esposa de Zeus, com ciúmes, persegue e proíbe Leda de viver no reino. Assim, Zeus compensa Leda, convertendo-a em deusa e reservando-lhe um espaço no céu, na forma de uma estrela na constelação de Cisne.

Os filhos de Leda e Zeus, Castor e Pólux, tornam-se grandes guerreiros e amigos inseparáveis. Porém Castor (que herdou a mortalidade humana) perde a vida em uma batalha e Pólux (que herdou a imortalidade divina) suplica a Zeus que devolva a vida do irmão. Comovido com esta demonstração de amor fraterno, Zeus propõe a Pólux dividir sua imortalidade, alternando com o irmão um dia de vida e um dia de morte.

Assim os irmãos passaram a viver e a morrer alternadamente e Zeus os homenageia com a constelação de Gêmeos, na qual não poderiam ser separados nem com a morte.

Rosário Andrade

Desconhecido Rosário Andrade

Trabalho escolar de desconhecido

Bartolomeo Ammanati

Corregio

Leonardo da Vinci

 

E finalmente, a tela que eu queria no início…

 

Michelângelo

Muito interessante encontrar diversas releituras da mesma obra, em várias épocas diferentes…

 

37 Comentários

  1. MiguelAngelo said,

    “Enquanto escrevia o Post sobre idealismo, fiz uma pesquisa em busca da obra “Leda e o cisne”, de Miquelângelo” –

    Leda e o cisne é uma obra de Leonardo Da Vinci. Talvez este erotismo de Leonardo nas suas obras seja um “reflexo” da sua vida pessoal, pois é sabido por todos que conhecem a sua historia que ele nunca teve alguma mulher.

  2. Day said,

    Estava procurando tudo sobre essa obra p/ o meu trabalho de artes da faculdade, qdo achei esse site mostrando de vários focos a leitura de uma mesma obra, nossa achei incrível e me ajudou muito no trabalho.

    Vlw

  3. Sergio de Freitas said,

    Bisogno sapere la relazione di Leda e Il Cisne de Michelangel cun Ludovico Sforza.

  4. Leda said,

    Adorei conhecer um pouco mais sobre esta obra! Começo a gostar ainda mais do meu nome, e de certa forma, sinto-me homenageada. A lenda é linda, bem como todas as outras da Mitologia Grega! Melhor ainda ser uma pintura de Da Vinci…um privilégio realmente!

  5. Bruna Laísa said,

    Adorei ver essas releituras, estava procurando sobre a vida de Leda porque vou representá-la numa peça para a mostra científica do colégio e baseada na obra de Michelangelo, naum sabia q havia uma de Da Vinci também ( e o trabalho fala dos 4 principais artistas renascentistas)… me apaixonei mais ainda pelo personagem. Bem legal, ajudou bastante!!

  6. Caroliny said,

    ACHO QUE DEVIRIA TER O PORQUE DA PINTURAS EXISTIREM,OU SEJA,O QUE INCENTIVOU O PINTOR A FAZER ESSAS PINTURAS MAGNÍFICAS….

  7. ana said,

    nao gostei pois nao tem o nome das obras

  8. kênia said,

    esses caras irão para o inferno!!!!!

  9. Milene said,

    Gostei muito das obras porque eram muito picantes.

  10. neuzimar campos said,

    Olá,sou acadêmico do curso de Filosofia da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB – Campo Grande,MS. Acerca da obra de Da Vinci,Leda e o Cisne,não podemos nos esquecer,que tal obra representa também o período histórico em que se tava passando o pintor.Claro que estamos falando do Renascimento.E penso,que ‘Leda e Cisne’ é uma fantastica obra para representar esse retorno ao mundo greco-romano.Leonardo,fez bem em nos ter deixado tamanha obra.

  11. Ceci-moa said,

    Oi!!
    Estou justamente fazendo um trabalho sobre Michelangelo, e encontrei seu blog.
    Parabéns!!
    Beijos….

  12. Ceci Moa said,

    Alguém falou aí que Michelangelo não pintou Lèda…
    Na verdade, muitos artistas pintaram essa mesmo tema.
    falou……

  13. anônimo said,

    me ajudou bastante em um trabalho de
    história e já que eu tô prescisando de nota.
    vai me ajudar mais ainda pois eu não conhecia essa obra

  14. solange said,

    eu não conhecia a lenda,porém achei muito interessante,sabia que era de MICHELÃNGELO,tenho visto em alguns museus esta escultura,(releituras) a que ví em BRENNAND é perfeita.

  15. solange said,

    gostei muito a obra que ví em BRENNAND é uma releitura perfeita…

  16. Thiago Skárnio (skarnio) 's status on Sunday, 09-Aug-09 18:33:36 UTC - Identi.ca said,

    [...] Leda e o Cisne « Curiosidarte – Arte simples e prática [...]

  17. Milene said,

    Que linda esta estória me ajudou muito em meu trabalho escolar!
    bjs

  18. cristiana said,

    obrigada

  19. Ana said,

    É uma bela história, E me ajudou muito no meu trabalho!

    Obrigada :)

  20. Ana Julia said,

    aDOREI MUITO AS OBRAS MAIS EU QUERIA SABER COMO ELAS FORAM PINTADAS , POIS EU PRECISO SABER A DIMENSSÃO, AS CORES, CONTRASTES ETC…

  21. Jailma said,

    Olá, encontrar a história de Leda e o Cisne, bem como as releituras da tal obra ajudou muito no meu trabalho de Arte e Educação sobre essa obra de Da Vinci que parece ser o primeiro nu de suas obras, e foi tratada por seus conteporâneos como um tema erótico… (Com base em outra pesquisa) na obra se pode observar toda a sua técnica sobre perspectiva aérea. Em primeiro plano as linhas dos contornos são mais vivos e à medida que a imagem vai se afastando, ela perde a nitidez, devido à atmosfera.
    Sua cópia (o original não existe mais) se encontra na Galeria Borghese em Roma, Itália.

    Obrigada
    bjoooo

  22. inês said,

    tou a fazer um trabalho sobre constelaçoes podia ser mais pratico!!

  23. Roberta said,

    Sou estudante de Letras, foi maravilhoso encontrar esse blog.Precisava encontrar algo sobre Leda and the swan prara aula de Literatura Inglesa.
    Obrigadaaaaaaaaaaa

  24. ham dias said,

    a lenda de leda e o cisne é um belo exemplo do poder de conquista do homem para com a mulher,para satisfazer seus desejos.

  25. Niva said,

    Augusto CARDOSO, artista plástico de Boa Vista-Roraima, também fez uma releitura importante do tema Leda e o Cisne. Ver aqui: http://www.artecardoso.com
    um abraço.

  26. ed figueiredo said,

    Aquele “desconhecido”, a segunda reprodução, colocada absolutamente desprovido de qualquer destaque entre dois Rosário Andrade, é deu certo Salvador Dali!

  27. Francisca said,

    CGostei muito , vou fazer um trabalho sobre essa imagem e vou me usar como releitura , pois namoro escondido . UM AMOR PROIBIDO . HEHEH

  28. leda said,

    ME CHAMO LÊDA,
    ESTOU FELISSIMA EM CONHECER A LENDA DO MEU NOME…JA GOSTAVA IMENSAMENTE E AGORA MAIS QUE NUNCA ME APAIXONEI POR ELE.COMO A MITOLOGIA MESMO DIZ, SOU UMA PESSOA DE ALMA EXTREMAMENTE APAIXONADA…
    A PINTURA DE LEONARDO DA VINCI É LINDISSIMA E RETRATA PERFEITAMENTE ESTA PAIXÃO.
    BEIJOS.

  29. leda said,

    conhecendo a mitologia do meu nome ,fiquei radiante…

  30. Leda said,

    Leda!

    Adorei a Historia! pois me chamo Leda e nao gostava muito do meu nome, pois agora depois de ver todo esse material, percebo a dimenssaõa da historia e como éla é interresante seja ela na mitologia grega ou nao.

  31. Alex said,

    Tirando a zoofilia inplícita na obra, a hitória retrata a ero-criatividade dos gregos.

    ps. Esse Zeus era mulherengo, hein!

  32. Geovana Vieira said,

    faz 3 dias que , procuro isso para o certo de minha faculdadee! miinha proffessoorraa vaaii adorar *esse zeus eraa muito safadiinhoo*

  33. naieli said,

    faz 4 dias que eu procuro isso em vários sites e não acho finalmente achei muito obrigado e com certeza a professora vai adorar estou muito grata por isso vocês estão de parabéns ;D

  34. naieli said,

  35. mary said,

    Estou lendo um livro e gosto de ter mais informaçoes do que leio, gostei muito do blog. parabens!

  36. Emilly Lovato said,

    Queria saber onde está essa obra ,pode me ajudar ainda hoje?
    É para um trabalho escolar de História!!!!!

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

